A geração de leads consiste em capturar informações, atrair o interesse das pessoas em um produto ou serviço específico com a intenção de desenvolver um relacionamento e um canal de vendas. Envolve diversas práticas de marketing que visam despertar o interesse do consumidor naquilo que uma determinada empresa oferece.
Com a geração de leads, o profissional de marketing tem como objetivo encantar o público-alvo e colocá-lo no caminho que resulte em uma compra. Também envolve alcançar os usuários e convertê-los em pessoas naturalmente interessadas no que uma determinada marca oferece.
Por isso, continue lendo e descubra como a geração de leads não só atrai, mas também converte interessados em clientes engajados. Na próxima seção, saiba mais sobre a importância desse processo para o crescimento de seu negócio.
Por que a geração de leads é importante?
A geração de leads desempenha um papel importante no marketing digital por diversas razões. Entre elas, podemos citar:
- Expansão da rede de potenciais clientes interessados: a geração de leads permite expandir sua base de clientes em potencial, capturando informações de pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços;
- Aumento das chances de conversão em vendas: leads gerados são mais propensos a se converter em clientes, pois já demonstraram interesse inicial. Isso facilita o direcionamento de esforços de vendas, aumentando a eficiência das suas estratégias;
- Melhoria da segmentação de mercado: com informações detalhadas sobre os leads, você pode segmentar seu mercado de maneira mais precisa. Isso permite personalizar suas mensagens e ofertas, garantindo que os leads recebam conteúdo relevante;
- Aumento da eficiência das estratégias de marketing digital: com leads qualificados, as campanhas de marketing se tornam mais eficazes. Assim, é possível medir o ROI delas com mais precisão e ajustar estratégias com base em dados concretos.
Por todos os motivos acima, essa prática não pode ficar de lado quando o assunto é marketing digital. Agora que você já sabe da importância da geração de leads, descubra, a seguir, como ela funciona.
Como a geração de leads funciona?
Dentro da metodologia do inbound marketing, a geração de leads entra na segunda etapa e acontece da seguinte forma:
- Descoberta de um negócio: um visitante aprende sobre um negócio através dos vários canais de marketing que uma marca utiliza, como blogs, mídias sociais, páginas ou site de negócios.
- Visitante clica em um Call to Action: seja em um botão, uma mensagem ou imagem que solicita que o usuário execute alguma ação.
- O usuário visita uma landing page: ao clicar no CTA, o visitante é redirecionado para uma landing page que captura informações úteis sobre o lead em troca de uma oferta interessante.
Observe que a oferta se refere a algo valioso fornecido na landing page. Pode ser um curso, template ou até mesmo um e-book. A oferta deve ser atraente o suficiente para fazer com que o visitante forneça seus dados pessoais em troca de acessá-la.
A informação pessoal é fornecida em um formulário de inscrição. Esse recurso serve para reunir informações úteis sobre o visitante em troca da oferta disponível. Agora, embora esses formulários possam ser incorporados praticamente em qualquer lugar do site, eles geralmente são colocados na landing page.
Vamos recapitular o processo de geração de leads: o cliente em potencial clica em um CTA que o leva para a página de destino da empresa. Na página, o visitante preenche um formulário para receber uma oferta e, assim, se torna um lead.
Então, sabendo disso, agora é a hora de descobrir quais são os diferentes tipos de geração de leads que você pode colocar em prática.
Tipos de geração de leads
Cada tipo de geração de leads possui suas próprias vantagens e abordagens específicas. Então, conheça um pouco mais as opções disponíveis.
Geração de leads B2B
Também conhecido como “business to business”, esse tipo de geração de leads foca na aquisição de potenciais clientes para empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Dessa forma, sua realização pode acontecer por meio de estratégias como networking em eventos, parcerias, palestras voltadas a profissionais de empresas, entre outras.
Geração de leads B2C
Ao contrário da geração de leads anterior, a B2C, que significa “business to consumer”, tem foco na captação de leads que sejam consumidores finais, ou seja, pessoas físicas interessadas nos produtos ou serviços oferecidos diretamente pela empresa.
Nesse caso, sua realização acontece por promoções, anúncios em redes sociais, marketing de conteúdo, influenciadores digitais, entre outras formas.
Geração de leads inbound
Já a estratégia inbound é uma forma de geração de leads que atrai potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, incluindo textos em blogs, vídeos e estratégias de SEO.
Geração de leads outbound
Por sua vez, a geração de leads outbound envolve uma ação mais direta sob os leads. Ao contrário da estratégia anterior, aqui se utilizam táticas como anúncios diretos, e-mails de prospecção, ligações realizadas pela equipe de vendas, entre outras.
Geração de leads online
A geração de leads online utiliza plataformas e ferramentas da internet para atrair, capturar e nutrir leads. Isso pode incluir sites, landing pages, formulários de inscrição, anúncios digitais, SEO e campanhas de email marketing. É uma abordagem bastante eficaz, pois pode alcançar um público amplo e global.
Geração de leads offline
Por outro lado, a geração de leads offline acontece em estratégias realizadas fora do ambiente online. Isso pode envolver eventos presenciais, feiras comerciais, networking pessoal, seminários, workshops e publicidade tradicional.
Tendo todos esses tipos em mente, que tal ter acesso a um guia passo a passo geral de como fazer geração de leads e potencializar suas estratégias? Continue com a gente para ter acesso a vários insights sobre o tema.
Como realizar a geração de leads?
Explore este passo a passo de estratégias práticas que vão impulsionar o crescimento do seu negócio por meio da geração de leads.
- Defina seu público-alvo: identifique quem são seus potenciais clientes ideais, tendo em mente características como demografia, interesses, comportamentos de compra e necessidades;
- Crie uma proposta de valor única: por meio de uma mensagem clara, destaque o que torna seu produto ou serviço único e por que seu público deveria ter interesse nele;
- Escolha o tipo geração de leads: determine quais as estratégias e canais serão mais eficazes para alcançar seu público-alvo. Isso pode incluir marketing de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, eventos presenciais, anúncios pagos, entre outros;
- Produza conteúdo relevante e de qualidade: se estiver dentro do escopo da estratégia escolhida, crie conteúdo digital, educativo e informativo que resolva problemas ou necessidades do seu público-alvo. Alguns exemplos são vídeos, e-books e webinars;
- Nutra os leads com automação de marketing: utilize estratégias de automação de marketing para nutrir leads ao longo do funil de vendas. Envie e-mails segmentados, e ofereça conteúdo personalizado;
- Analise e ajuste suas estratégias: não se esqueça de monitorar com frequência o desempenho das suas campanhas de geração de leads, com métricas como taxa de conversão, custo por lead e ROI.
Agora que você já sabe quais são as melhores formas para fazer geração de leads, descubra algumas estratégias fundamentais para colocar isso em prática.
Estratégias para geração de leads
Nesta seção, aprenda quais são as diferentes estratégias para o processo de geração de leads para utilizar no seu negócio.
Geração de leads por SEO
A geração de leads por SEO acontece por meio da otimização de um site ou blog, tendo em vista a atração de tráfego orgânico dos mecanismos de busca.
Com estratégias como a criação de conteúdo relevante, utilização de palavras-chave e de headlines chamativas, além da otimização de CTAs, é possível melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa e direcionar visitantes qualificados para páginas de conversão em leads.
Geração de leads por redes sociais
A geração de leads também pode ocorrer pelas redes sociais, sendo essencial analisar qual delas ressoa melhor com o seu público. Afinal, cada plataforma oferece oportunidades únicas para engajar e converter potenciais clientes. Conheça um pouco mais sobre o papel de algumas delas a seguir:
Como um ótimo canal para geração de leads, o Instagram é o meio ideal para empresas que desejam criar uma presença visual forte e engajar diretamente com seu público. Descubra abaixo algumas dicas de como colocar isso em prática:
- Crie uma bio atraente com um CTA e um link que redirecione o usuário para uma landing page de captura de leads;
- Compartilhe conteúdo exclusivo nos stories, incentivando a ação e engajamento dos seguidores;
- Colabore com influenciadores ou parceiros que possam aumentar o alcance de suas campanhas de geração de leads.
Veja, a seguir, como a empresa Box Magenta indica em sua bio a ação que o usuário deve realizar, que é clicar no link de sua landing page.
TikTok
O TikTok é uma plataforma que está em constante crescimento, especialmente entre o público mais jovem. Sendo assim, oferece oportunidades únicas para criar conteúdo viral, gerar engajamento e novos leads. Descubra algumas dicas de como isso pode ser colocado em prática:
- Crie conteúdo que destaque seu produto ou serviço na plataforma de maneira autêntica e divertida;
- Desenvolva desafios (challenges) e trends para incentivar os usuários a compartilharem conteúdo relacionado à sua marca;
- Inclua links na bio do seu perfil para direcionar os usuários para uma landing page otimizada;
- Utilize anúncios TikTok para alcançar um público segmentado e aumentar a visibilidade das suas campanhas.
Perceba no exemplo abaixo como a Principia, marca de dermocosméticos, realiza anúncios segmentados no TikTok como estratégia para impulsionar sua campanha de geração de leads:
Já o Facebook é uma plataforma que possui uma base de usuários de diversas faixas etárias e interesses. Por isso, é bastante versátil para criar comunidades. Saiba agora quais são as melhores dicas para fazer tudo isso acontecer da melhor maneira:
- Utilize anúncios direcionados para alcançar públicos específicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos de compra;
- Publique conteúdo educativo e informativo que resolva problemas ou dúvidas comuns dos seus seguidores, incentivando interações e compartilhamentos;
- Participe de grupos relevantes e comunidades relacionadas ao seu setor para construir relacionamentos e identificar potenciais leads qualificados.
No exemplo abaixo, a FIAP, oferece informações úteis e educativas a seu público, aumentando seu engajamento e visibilidade, além de construir sua autoridade no mercado. Isso resulta em um ambiente propício para que os usuários interajam, fornecendo seus dados em troca de benefícios oferecidos pela empresa.
O LinkedIn é uma rede social ideal para geração de leads B2B, que conecta empresas com outras empresas ou profissionais influentes. Descubra, a seguir, como utilizá-la para esse propósito:
- Otimize seu perfil profissional e da empresa com palavras-chave relevantes para melhorar a visibilidade nos resultados de busca;
- Participe de grupos e comente postagens relacionadas ao seu setor, compartilhando conteúdo que demonstre sua expertise e interesse em resolver desafios da sua audiência;
- Publique conteúdo como artigos e posts de blog diretamente no LinkedIn para alcançar um público mais amplo, impulsionar sua empresa e demonstrar sua autoridade no assunto.
Na imagem abaixo, perceba como a empresa Qualivida constrói confiança e autoridade ao compartilhar uma newsletter com conteúdo relevante. Essa estratégia fortalece o relacionamento com os leads e cria oportunidades de conversão e fidelização ao longo do tempo.
Geração de leads por chatbot
Os chatbots são ferramentas que permitem iniciar conversas em tempo real, podem responder a perguntas frequentes e guiar os usuários através do funil de vendas. Além de tudo isso, também facilitam a geração de leads, pois oferecem uma maneira interativa de engajar os visitantes do site.
Com essa tecnologia, é possível captar informações de contato e também de qualificar leads de forma eficiente, direcionando-os para a equipe de vendas no momento certo.
Observe como um fluxo de chatbot simples, criado com a plataforma da SendPulse, consegue, em poucas mensagens, obter dados relevantes de contato de um usuário e adicioná-los diretamente na base de dados da empresa.
Geração de leads por e-mail
O envio de e-mail marketing é outra estratégia eficaz na geração de leads. Utilizando campanhas segmentadas e personalizadas, as empresas podem enviar conteúdos relevantes e direcionados para seus potenciais clientes.
Desde newsletters até e-mails automatizados, essa abordagem permite construir relacionamentos com os leads, oferecendo valor e guiando-os pelo funil de vendas. Dessa forma, é possível aumentar a taxa de conversão e fortalecer a fidelidade à marca.
E é o que a empresa de cursos do ramo artístico, Domestika, faz toda vez que envia newsletters como a do exemplo a seguir.
Conhecendo os diferentes meios em que a geração de leads pode ser feita, agora é hora de você descobrir quais são as melhores ferramentas que colocam tudo isso em prática!
10 ferramentas de geração de leads
Descubra aqui 10 ferramentas poderosas projetadas para otimizar suas campanhas de geração de leads, impulsionar o engajamento dos usuários e maximizar o retorno sobre seus investimentos em marketing digital.
Observação: alguns valores descritos nesta lista são aproximados em relação ao dólar. Verifique os sinalizados com asterisco (*), caso queira fazer nova atualização.
SendPulse
A SendPulse é uma plataforma poderosa de automação de marketing, com diversas ferramentas que podem ser úteis no processo de geração de leads. Com chatbots e serviço de e-mail marketing, é possível criar fluxos automatizados e campanhas segmentadas para nutrir leads.
Além disso, a SendPulse também oferece formulários personalizáveis e pop-ups, duas ótimas formas para capturar informações de visitantes do site. A plataforma também oferece um criador de landing pages intuitivo, que conta com a tecnologia de arrastar e soltar para facilitar a criação das páginas.
Com todos esses elementos em mãos, é possível transformar a sua campanha de geração de leads em um processo muito mais eficiente e completo! Veja, a seguir, como é simples editar um e-mail marketing na ferramenta da plataforma:
Preços: a SendPulse oferece um plano gratuito repleto de funcionalidades, como o envio de 15.000 e-mails por mês, 100 МB de armazenamento de imagens, 5 fluxos, 1 evento e 50 elementos na Automação 360, 1 página de site ou link da bio e 100 verificações com o verificador de e-mail. No entanto, caso deseje expandir os benefícios, a plataforma oferece planos pagos que custam a partir de R$ 32,80 mensais, em cobrança anual.
HubSpot
Outra opção de ferramenta que facilita a geração de leads é a HubSpot. A plataforma oferece elementos que visam criação de conteúdo relevante para atrair leads através de blogs, redes sociais, SEO, entre outros. Além disso, é possível criar formulários e landing pages para realizar a captura de dados desses leads.
Outra funcionalidade eficaz é a possibilidade de centralizar informações de leads no CRM da ferramenta, possibilitando uma gestão eficaz do relacionamento.
Abaixo, observe uma etapa da criação de landing page com formulário de inscrição dentro da HubSpot.
*Preços: a plataforma oferece um plano gratuito com benefícios que abrangem 2.000 envios de e-mail por mês, com a marca da HubSpot inclusa, 1 ação automatizada de e-mails e 1 e-mail automatizado por formulário. No entanto, a maior parte das funcionalidades da plataforma apenas está disponível na versão paga. Seu plano pago mais em conta custa R$ 83,44 mensais, em cobrança anual.
Landingi
A Landingi é uma plataforma bastante útil quando o assunto é geração de leads. Além de permitir a criação de landing pages otimizadas para conversão, ela também conta com um criador de pop-ups e testes A/B que podem colocar em prática diferentes versões de páginas para otimizar as taxas de conversão.
Com a ferramenta também é possível realizar integrações com formulários e ferramentas de e-mail marketing para capturar e gerenciar leads.
Abaixo, veja um exemplo de criação de pop-up com a Landingi:
*Preços: a plataforma oferece um teste gratuito de 14 dias, que conta com o oferecimento de diversas ferramentas. Após passado esse período, é necessário que o usuário opte por um dos planos pagos. O mais acessível custa R$ 440,08 mensais, em cobrança anual.
ActiveCampaign
Já a ActiveCampaign é outra ótima solução enquanto ferramenta de geração de leads. Afinal, a plataforma é capaz de criar fluxos de trabalho automatizados para nutrir e converter leads.
Também realiza segmentação baseada em comportamentos e interesses para campanhas mais direcionadas. Além de oferecer um CRM combinado com automação de marketing para uma gestão completa do ciclo de vida do cliente.
Observe no exemplo abaixo a criação de um formulário pela ActiveCampaign, que fará parte de um fluxo de uma campanha automatizada.
Preços: a ActiveCampaign não conta com planos gratuitos, apenas um período de testes de 14 dias de duração que conta com a possibilidade de 1 utilizador e 100 contatos. Após finalizado o teste, o usuário escolhe entre os planos pagos, sendo o mais barato entre eles, o plano PRO que custa R$364 mensais, cobrados anualmente.
Mautic
Outra plataforma de automação de marketing que oferece a flexibilidade necessária para a geração de leads é a Mautic. Com ela, é possível automatizar campanhas em diversos canais como e-mail, SMS, entre outros.
Também é possível desenvolver landing pages e formulários. Além disso, a Mautic oferece o serviço de lead scoring, que atribui pontuações aos leads com base em interações e comportamento para priorização de vendas.
Na imagem a seguir, vemos a criação de uma landing page na plataforma.
*Preços: a Mautic oferece um teste gratuito de 14 dias pelo site. Caso o usuário deseje seguir utilizando os serviços da plataforma depois dos dias do teste, é necessário realizar o download do aplicativo.
Poptin
O Poptin é uma ferramenta útil para a geração de leads, pois permite criar pop-ups e formulários personalizáveis. A partir disso, é possível segmentar visitantes e integrar a plataforma com ferramentas de marketing.
Com a ferramenta, o usuário também pode realizar análises detalhadas e fornecer insights sobre o desempenho das campanhas de geração de leads.
Veja, abaixo, a criação de uma landing page com o Poptin.
*Preços: a plataforma oferece um plano gratuito com possibilidade de 1 domínio, 1000 visitantes mensais e suporte por e-mail e chat. No entanto, para ter acesso às muitas funcionalidades do Poptin é necessário escolher entre os planos pagos. O mais acessível custa R$ 111,41 mensais, em cobrança anual.
e-goi
Outra plataforma que simplifica a geração de leads através de campanhas multicanal eficazes é a e-goi. Com ferramentas para criação de e-mail marketing, SMS, entre outros, é possível alcançar e engajar leads em diferentes pontos de contato.
Além disso, a plataforma também oferece testes A/B para otimizar as estratégias de geração de leads, proporcionando insights detalhados através de relatórios analíticos.
Abaixo, observe a criação de um e-mail pela e-goi.
Preços: a e-goi oferece um plano gratuito com disponibilidade de 1 domínio, 100 contatos e 1 lista de contatos. No entanto, caso o usuário queira aproveitar os diversos benefícios da plataforma, deve escolher entre os planos pagos. O mais barato entre eles custa R$ 560 em cobrança anual.
ConvertKit
Já a ConvertKit é uma ferramenta de automação de marketing que pode facilitar a geração de leads de forma eficaz. Afinal, oferece elementos como criadores de formulários, landing pages e pop-ups, permitindo que os usuários construam listas de e-mails segmentadas.
Além disso, a plataforma também fornece análises detalhadas para otimizar continuamente as estratégias de geração de leads, ajudando criadores a alcançar e engajar seu público de maneira mais eficiente.
Na imagem abaixo, é possível ver como funciona o criador de landing pages otimizadas da ConvertKit.
*Preços: apesar de contar com um plano gratuito que oferece acesso a 1 usuário, 1 sequência de e-mail e criação ilimitada de landing pages, a maioria das funcionalidades da ConvertKit está disponível apenas nos planos pagos. O plano mais barato custa R$ 139,81 mensais, em cobrança anual.
Claspo
A Claspo é uma ferramenta que oferece recursos úteis para gerar leads de forma eficiente. Afinal, ela oferece mais de 700 templates de pop-ups e formulários, para que a criação e implementação deles seja facilitada.
Dessa forma, esses elementos essenciais na geração de leads, podem oferecer uma maneira direta e eficaz de capturar informações de contato dos visitantes do site.
A imagem abaixo mostra como o criador da plataforma é simples intuitivo:
*Preços: a Claspo oferece um plano gratuito que permite até 30.000 visualizações de páginas, 3 widgets ativos e uso por 1 usuário. Para mais benefícios, o consumidor deve contratar um dos planos pagos. O mais acessível entre eles custa R$ 46,43 mensais, em cobrança anual.
Popupsmart
A PopupSmart ajuda na geração de leads ao criar pop-ups personalizados que capturam informações de contato dos visitantes do site. Com templates personalizáveis é possível exibir mensagens específicas para diferentes tipos de usuários, aumentando a relevância e eficácia das campanhas.
Além disso, a ferramenta também proporciona integração com plataformas de e-mail marketing e CRM, facilitando o gerenciamento e acompanhamento dos leads capturados para melhorar as taxas de conversão.
Observe na imagem a seguir a criação de um pop-up para captura de dados de potenciais clientes:
*Preços: a Popupsmart oferece um plano gratuito, em que o usuário tem a possibilidade de criar 1 pop-up, receber até 5 mil visualizações mensais e suporte gratuito. Porém, caso precise de mais benefícios e ferramentas, é possível assinar um dos planos pagos. O mais em conta está R$ 180,93 mensais, em cobrança anual.
Conhecendo diferentes plataformas e serviços para maximizar e deixar mais eficaz seus processos de geração de leads, agora é a hora de você conhecer as métricas e KPIs mais importantes quando o assunto é gerar leads.
Métricas e KPIs de geração de leads
Entender métricas e KPIs é fundamental para otimizar campanhas de marketing e vendas, garantindo um retorno eficaz sobre o investimento e uma conversão eficiente de visitantes em clientes potenciais.
Então, descubra agora quais são as principais métricas e KPIs que te oferecerão uma visão detalhada ao avaliar o desempenho de suas estratégias de geração de leads.
Taxa de conversão de visitantes em leads
A taxa de conversão de visitantes em leads é a porcentagem de visitantes do site que se tornam leads, ou seja, que fornecem suas informações de contato.
Fórmula:
Taxa de conversão de visitantes em leads = (número de leads gerados/número total de visitantes) x 100%
Exemplo:
Se um site recebe 10.000 visitantes em um mês e desses visitantes 500 preenchem um formulário de contato para se tornarem leads, então a taxa de conversão de visitantes em leads seria:
Taxa de conversão de visitantes em leads = (500/1000) x 100%
Taxa de conversão de visitantes em leads = 5%
Custo por Lead (CPL)
O custo por lead é o valor médio gasto para adquirir um único lead através de campanhas de marketing.
Fórmula:
CPL= Custo total da campanha/Número de Leads Gerados
Exemplo:
Se uma campanha de marketing custa R$1.000 e gera 200 leads, então o custo por lead seria:
CPL= 1000/200
CPL = R$5
ROI das Campanhas de Geração de Leads
O ROI, ou retorno sob investimento, das campanhas de geração de leads indica o retorno sobre o investimento realizado em campanhas para capturar leads.
Fórmula:
ROI = (Receita gerada − Custo total da campanha/Custo total da campanha)×100
Exemplo:
Se uma campanha de geração de leads gerou R$10.000 em receita e custou R$2.000 para ser executada, então o ROI seria:
ROI = (10.000 − 2.000/2.000)×100
ROI = 400
Ao focar nas métricas e KPIs para geração de leads, estabelecemos uma base sólida para medir o sucesso das nossas estratégias e ajustar o curso conforme necessário. Agora, explore algumas dicas práticas que podem potencializar ainda mais seus esforços.
10 dicas para geração de leads
Como já visto até aqui, gerar leads é crucial para qualquer negócio que busca expandir sua base de clientes. Por isso, trouxemos 10 dicas práticas essenciais para ajudar na geração de leads:
- Otimize para mobile: certifique-se de que suas landing pages, formulários e outros elementos de geração/captura de leads sejam completamente funcionais e fáceis de usar em dispositivos móveis.
- Personalize com IA: utilize ferramentas de IA para personalizar a experiência do usuário com conteúdo e ofertas específicas com base no comportamento dos visitantes.
- Implemente chatbots interativos: integre chatbots baseados em IA para iniciar interações eficientes e responder às perguntas dos visitantes em tempo real.
- Realize testes A/B contínuos: aplique testes A/B regularmente em CTAs, formulários e landing pages para otimizar a taxa de conversão.
- Automatize com marketing digital: adote plataformas de automação de marketing para nutrir leads com conteúdo personalizado ao longo do funil de vendas.
- Integre com redes sociais: utilize estratégias de geração de leads nas redes sociais, como anúncios segmentados e botões de call-to-action.
- Capture leads em tempo real: implemente ferramentas que capturam e respondem aos interesses dos visitantes instantaneamente, como pop-ups baseados em comportamento de navegação.
- Simplifique formulários relevantes: mantenha formulários de captura de leads simples, solicitando apenas informações essenciais que você realmente utilizará para evitar desistências.
- Crie ofertas irresistíveis: ofereça conteúdos exclusivos como e-books, webinars ou descontos especiais para atrair visitantes e incentivá-los a fornecer informações de contato.
- Ofereça incentivos claros: proporcione incentivos claros, como descontos exclusivos ou acesso antecipado a conteúdos, em troca das informações de contato dos visitantes.
E para implementar essas estratégias, lembre-se que o processo requer um planejamento cuidadoso, integração de ferramentas adequadas e monitoramento contínuo para maximizar a eficácia na geração e conversão de leads!
A seguir, conheça alguns exemplos inspiradores de campanhas de geração de leads que demonstram criatividade e eficácia na captura de potenciais clientes.
Exemplos de campanhas de geração de leads
Que tal conhecer alguns exemplos de campanhas de geração de leads altamente eficazes? Esses exemplos não apenas vão inspirar suas próprias estratégias de marketing, mas também oferecerão insights valiosos sobre como capturar e converter leads de forma eficiente.
Shopee
A Shopee utiliza a gamificação de forma estratégica para engajar os usuários e gerar leads de maneira eficaz.
A plataforma incorpora elementos de jogos, como pontos, desafios e recompensas, dentro da experiência de compra online. Isso não apenas torna a navegação mais divertida e interativa para os usuários, mas também incentiva o compartilhamento de dados para acesso dos pontos e o retorno frequente ao site. Veja abaixo um exemplo de jogo oferecido pela plataforma:
SANTE
A SANTE, loja de acessórios online, utiliza pop-ups estrategicamente para gerar leads, oferecendo cupons de desconto em troca de informações de contato dos visitantes. Essa abordagem é altamente eficaz porque não apenas incentiva os usuários a se engajarem imediatamente, mas também cria uma troca de valor tangível.
Além disso, o lead que se inscreve para receber o cupom, automaticamente se inscreve na newsletter da loja, para continuar sendo nutrido durante seu percurso no funil de vendas. Observe na imagem abaixo como isso é feito:
Adidas
Outra campanha interessante é a da Adidas. Veja na imagem abaixo como a marca utiliza pop-ups de forma estratégica para promover seu programa adiclub, um clube de pontos que oferece descontos em produtos e acesso a exclusividades. Para fazer parte do clube, os visitantes precisam apenas se inscrever com seu endereço de email.
Essa abordagem é altamente eficaz na geração de leads, pois aumenta o interesse e a motivação dos visitantes para realizar o cadastro, ao mesmo tempo que aumenta a base de dados da marca.
Rede D’Or
Já o grupo hospitalar Rede D’Or utiliza uma estratégia via e-mail marketing para a geração de leads. Ao enviar cupons especiais em datas comemorativas para serem utilizados em seus serviços e produtos, a marca incentiva novos clientes a experimentarem seus serviços e também fortalece o relacionamento com clientes existentes.
Além disso, ao capturar informações de contato através da inscrição para receber os cupons, como o da imagem a seguir, a empresa constrói uma base de dados de leads qualificados interessados em saúde e bem-estar.
Canva
O Canva, por sua vez, envia convites para testes gratuitos de seus serviços pagos. Por meio de campanhas de e-mail marketing, a marca permite que potenciais clientes experimentem seus recursos premium sem compromisso inicial, aumentando as chances de conversão em clientes pagantes no futuro.
Assim, o Canva aumenta também sua base de dados, o que possibilita uma comunicação de marketing de forma mais direcionada, oferecendo conteúdos e ofertas relevantes que atendam às necessidades específicas de cada lead. Observe na imagem abaixo como isso é feito:
Parabéns! Chegando até aqui, você já desenvolveu muitos conhecimentos sobre o que é a geração de leads, quais são as métricas utilizadas para medir a estratégia e as melhores ferramentas para colocar tudo em prática.
Ah, não se esqueça de contar com a SendPulse para te auxiliar durante todos os processo. Inscreva-se gratuitamente em nossa plataforma e comece hoje mesmo a impulsionar o seu negócio!
FAQ
? Como o SendPulse ajuda com a geração de leads?
Você pode criar formulários de inscrição gratuitos com o SendPulse, adicione-os na sua página da web, e converter visitantes em leads. Você também pode adicionar widgets gratuitos para um chatbot de Facebook, o que irá encorajar os visitantes do seu site a se comunicar com o chatbot na sua página do Facebook. Se registre com o SendPulse para gerar leads e aumentar seu público.
? Por que a geração de leads é importante?
A geração de leads é crucial porque as empresas de hoje em dia só conseguem se comunicar com as pessoas depois de conseguir sua permissão. A geração de leads é a única forma de realizar o procedimento opt-in com os usuários em massa para enviar mensagens por e-mail, SMS, notificações push pela web, ou chatbots do Facebook e cumprir as leis antispam.
? O que é uma estratégia de geração de leads?
É uma estratégia para aquisição de leads por meio de comunicações de marketing futuras com a sua marca. Para criar uma estratégia de geração de leads, pense em todos os pontos de contato que os usuários da internet terão com a sua empresa e as formas para se converter visitantes em leads. Lembre-se, você pode usar os formulários de inscrição gratuitos no seu site, isso é um ponto crucial para qualquer estratégia de geração de leads.
❔ O que é uma geração de leads B2B?
Se trata da coleta de dados de potenciais clientes e parceiros de negócios, como seu nome, endereço de e-mail, etc. O melhor lugar para gerar leads B2B é no LinkedIn.
? Como faço dinheiro com a geração de leads?
Você não pode fazer dinheiro apenas com a geração de leads, e você não pode vender nada a não ser que você os tenha gerado. A geração de leads é essencial, mas só os componentes de muitos que permitem que você faça dinheiro.
Última Atualização: 12.08.2024
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